
Visita estimulada e empoderamento: por um museu menos excludente
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18472/cvt.18n1.2018.1488
ISSN1677-6976
AutoresSibele Cazelli, Douglas Falcão, Maria Esther Álvarez Valente,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo discute as percepções que o público de visitação estimulada, oriundo de comunidades de baixo poder aquisitivo e/ou baixo capital cultural, desenvolve a partir da visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins. Descreve também o seu perfil sociodemográfico, cultural e econômico. Toma como referência os conceitos de inclusão social, experiência e empoderamento, bem como uma tipologia de público de museus, que envolve o aspecto de autonomia sociocultural do indivíduo em relação ao evento ao qual ele se expõe. O instrumento de pesquisa foi um questionário autoadministrado a 1.258 visitantes, contendo questões sobre o perfil e parâmetros atitudinais de interesse e de motivação, relacionados ao conceito de empoderamento. Conclui-se que o empoderamento se dá pela associação entre as percepções de ganhos cognitivos e de aplicabilidade destes ao mundo social do visitante no nível de suas relações pessoais e de suas relações com as esferas sociais mais externas. As ações de inclusão social em museus devem se materializar como uma política institucional.
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