
Deslizando na Canção? O caso das harmonias maiores por tons descendentes
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2017.5.3.2166
ISSN2317-9937
AutoresSérgio Paulo Ribeiro de Freitas,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoTrata-se aqui de harmonias que, em modo maior, geram sucessões por tons descendentes, tal como ocorre quando tocamos: Dó maior, Sib maior e Láb maior. Como interpretar a funcionalidade dessa harmonia? Qual a incidência, a vigência e os limites dessas sucessões? Quais conotações e temáticas se associam a esse deslizar de acordes? Procurando articular questões assim, comentam-se casos da música popular produzida no Brasil (bossa nova, MPB e choro), do internacional repertório estadunidense (Tin Pan Alley e Jazz), e da música europeia do século XIX (Schubert, Chopin, Liszt, Berlioz, Bizet e Fauré). Tais casos são prontamente percebidos como oriundos de épocas e lugares desiguais e, mesmo assim, permitem algum paralelo, posto que empregam tais sucessões de maneira consideravelmente semelhante. Observa-se por fim que a atenção aos recursos harmônicos pode contribuir nas reflexões acerca de trânsitos e resistências sócio culturais e assim, estimular o debate acerca da noção de famílias de canções.
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