Quando as crianças são o público: uma análise da informação do programa «Quiosque»
2005; Grupo Comunicar Ediciones; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
1988-3293
Autores Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoEnglishConsidering that television continues to be the elected medium by children, we decided to present the information done for children in the Portuguese public tv channel. That requires an analysis not only to the information produced, but also the kind of language used and the thematic trends. A special attention will be paid to the children�s participation in the making of news, as well as to the space that they have to express their thoughts in this program. portuguesAs noticias para criancas e adolescentes constituem uma tematica muito pouco explorada no âmbito das ciencias da comunicacao, nomeadamente no que diz respeito aos estudos de jornalismo. Em Portugal, de facto, as experiencias de producao de informacao especificamente para os mais novos tem sido raras e espacadas no tempo. Ainda que a existencia de publicacoes, paginas ou programas de informacao para criancas, se inscreva em objectivos comerciais, isto e, fixar e aumentar as audiencias, cativando toda a familia; reconhecemos, no entanto, os efeitos positivos que isso pode ter na aproximacao entre os media e os mais novos. Para isso, espera-se que exista, da parte do emissor, um determinado nivel de qualidade, ao nivel dos textos, por exemplo. Da parte do receptor, por sua vez, e desejavel que a informacao seja integrada em estrategias de acompanhamento familiar e pedagogico. Entendemos ainda esta tendencia de producao de informacao para os mais novos como um complemento a educacao para os media, que, de resto, nao tem merecido grande preocupacao nos ultimos tempos em Portugal. Partimos para este trabalho com a motivacao de que qualquer crianca tem o direito de acesso a informacao, como condicao indissociavel da sua formacao enquanto cidadao e participante activo no espaco publico do qual faz parte. Assim, pretendemos dar a conhecer algumas experiencias de informacao que e feita tendo as criancas como publico alvo. Na televisao, destaque para o «Jornalinho», que foi para o ar em 1984, e que se assumia como um mini-telejornal, transmitido aos sabados ao final da manha. Mais tarde, o «Caderno Diario» e actualmente o «Quiosque»; este ultimo ja com um formato mais proximo do entretenimento do que da informacao. Apesar disso, todos estes programas, desenvolvidos pela RTP assumiram o mesmo objectivo: trocar as noticias mais importantes por «miudos» e explicar aos mais novos (entre os 8 e os 14 anos) a actualidade. Para esta analise, teremos como objecto de estudo o programa «Quiosque», emitido diariamente no canal Dois, da estacao televisiva de servico publico. Os objectivos desta comunicacao passam por fazer uma breve contextualizacao historica, alem de tracar as tendencias tematicas, as orientacoes editoriais e as preocupacoes com a linguagem utilizada. Interessa-nos sobretudo perceber ate que ponto existe o cuidado de envolver as criancas e jovens com os temas que dominam a agenda publica, contribuindo assim para o desenvolvimento da formacao de uma opiniao sobre a actualidade e para o fomento de uma cidadania activa. Responder a questao «Que espaco lhes e dado para exprimirem os seus pontos de vista sobre os diferentes assuntos, proporcionando a sua participacao?» e, pois, outro dos principais objectivos deste trabalho.
Referência(s)