
Arquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rho.v18i2.8651906
ISSN1676-2584
AutoresRoseli Bilobran Klein, Márcia Marlene Stentzler,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo apresenta resultados do trabalho de catalogação de fontes primárias de instituições escolares, concretizado por meio do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória (PR). As fontes pertencem a arquivos de instituições localizadas na região denominada Vale do Iguaçu, contemplando os municípios de União da Vitória (PR) no sul do Estado do Paraná e de Porto União (SC) no planalto norte catarinense. Esse trabalho tem por objetivo apresentar documentos catalogados e algumas transcrições dos originais, os quais revelam aspectos do cotidiano escolar e da cultura produzida no processo de conformação socioeducacional nas cidades fronteiriças. As fontes aqui relacionadas pertencem às escolas: Casa Escolar Professor Serapião com origem em 1912, remodelada para Grupo Escolar Professor Serapião em 1919 e, a Escola Complementar primária anexa instituída em 1929; o Colégio Santos Anjos criado em 1917; as Escolas Reunidas de Porto União instaladas em 1918, remodelada para Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso no ano de 1927 e, a Escola Complementar anexa criada em 1928. Esse trabalho permitiu reunir fragmentos do passado que mostram aspectos da escolarização na região do Contestado, desvendando “surpresas” e apresentando, por exemplo, as práticas educativas adotadas nesses estabelecimentos de ensino.
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