Artigo Acesso aberto Revisado por pares

DAMA DA MATEMÁTICA E TETRIS 3D: UM ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU POR MEIO DE JOGOS

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38691

ISSN

2359-7003

Autores

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Marcos Lübeck,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência com os jogos Dama da Matemática e Tetris 3D, utilizados para o estudo de equações do 1º grau com uma incógnita, implementada no 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Serranópolis do Iguaçu/PR. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso, consistindo numa prévia revisão bibliográfica sobre a utilização de jogos no ensino e aprendizagem da matemática, na execução de uma proposta didática na escola, sua descrição e discussão final. Com isso, verificamos que os jogos favoreceram identificar dificuldades dos alunos em relação ao ensino de equações do 1º grau com uma incógnita; proporcionaram reflexões e análises sobre as atitudes tomadas em sala de aula, uma vez que havia aí alunos com deficiência visual; e criaram situações para trabalhar em grupos. Constatamos, ainda, que os jogos instigaram o professor a repensar sua prática no aspecto inclusivo e os alunos a refletir sobre os conteúdos que lhes são ensinados e seu papel na construção do conhecimento.Palavras-chave: Jogos. Ensino-aprendizagem. Equações do 1º Grau. Prática Inclusiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX