Artigo Revisado por pares

Disciplina de ciências naturais e perfil docente: O curso de licenciatura ofertado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30681/ecs.v8i2.3231

ISSN

2237-1648

Autores

Maria Estela Gozzi, Maria Aparecida Rodrigues,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Neste artigo, abordamos o perfil profissional do professor para a disciplina de Ciencias Naturais, nos anos finais do ensino fundamental, sistematizada a partir da integracao curricular. Para proceder a discussao desse tema, tomamos a Proposta de Licenciatura Plena em Ciencias da Universidade Estadual de Maringa (UEM) – Campus de Goioere. Tambem fizemos uso de entrevistas concedidas por professores que contribuem com producoes teoricas e com a atuacao docente nas disciplinas que compoem essa area de conhecimento: Biologia, Quimica e Fisica. Consideramos as demandas que deram sustentacao a area de conhecimento das Ciencias Naturais, assim como, a demanda por formacao de professores com caracteristicas que atendem ao ensino do conteudo. A partir de uma analise qualitativa buscamos resgatar os pressupostos teorico-metodologicos que vem dando sustentacao a disciplina de Ciencias Naturais e demandas de um perfil docente.

Referência(s)