
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14210/rtva.v20n2.p279-293
ISSN1983-7151
AutoresJanaína Cardoso de Mello, Estefanni Patrícia Santos Silva, Fabiana Faxina,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo.
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