A criatividade que gera criatividade

2007; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Mariana Liz,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Era Preciso Fazer as Coisas, de Margarida Cardoso, e um documentario de que vale a pena falar, sobretudo na sua condicao de filme documentario. Pretendendo dar-nos um retrato do que foi a preparacao da encenacao da peca “O Tio Vânia”, de Chekhov, por Nuno Carinhas, este filme, premiado na ultima edicao do festival doclisboa (Grande premio Tobis para melhor filme portugues de longa-metragem e Premio Midas para melhor filme portugues presente no festival), vai muito para alem da logica de making-of e, quase sem grandes pretensoes e aparatos, inova. Misturando varias fontes (entrevistas com os actores, com o encenador, leituras de textos da peca, filmagens directas dos ensaios), Margarida Cardoso cria um filme sobre teatro em que a primazia e dada ao filmico, ao cinematografico. Longe da logica jornalistica ou de reportagem de outros filmes presentes no festival, Era Preciso Fazer as Coisas tem preocupacoes esteticas fortes, fazendo com que o seu interesse esteja muito para alem do tema – basta pensar que nos espectadores nunca chegamos a ver a peca, a encenacao final. Aquilo a que na realidade assistimos sao aos actores e encenador (e depois espectadores, pelos olhos da realizadora) encerrados num limbo criativo que os oprime e liberta ao mesmo tempo. Entramos nessa “bolha” que e o espaco fisico do Teatro Carlos Alberto do Porto (onde decorreram os ensaios), mas

Referência(s)