Artigo Produção Nacional

MÚSICA PARA TODOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ

2018; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2676-0010

Autores

Jane Lino Barbosa de Sousa, Juliane Barbosa de Sousa, Jaciara Silva da Silva,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O presente artigo trata do ensino de musica na escola basica e o acesso democratico a toda comunidade escolar. Enfatiza a formacao do professor de musica e questoes que se evidenciam no contexto educacional no sul e sudeste do Para em discussao com teoricos da area, tais como: Figueiredo (2010), Penna (2010), Jeandot (1997), Brito (2003), Bastian (2010), Leao (2013) e Marques e Brazil (2014). Resulta em reflexoes sobre a arte na escola, formacao de professores, pratica docente e atuacao de profissionais especificos para o ensino das linguagens artisticas, que possam indicar tomada de decisoes nas praticas cotidianas escolares. This article deals with the teaching of music in elementary school and democratic access to the whole school community. It emphasizes the formation of the music teacher and questions that are evidenced in the educational context in the south and southeast of Para in discussion with theorists of the area, such as Figueiredo (2010), Penna (2010), Jeandot (1997), Brito (2003), Bastian (2010), Leao (2013) and Marques and Brazil (2014). It results in reflections on art at school, teacher training, teaching practice and the performance of specific professionals for the teaching of artistic languages, which may indicate decision making in everyday school practices.

Referência(s)