Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Freinet en España (1926-1939)

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 36 Linguagem: Espanhol

ISSN

2236-3459

Autores

José Luis Hernández Huerta, José María Hernández Díaz,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Os postulados sobre educacao de Celestin Freinet, em seu empenho de dotar a Cooperativa de Ensino Laico - CEL - de um carater internacional, transcendem as fronteiras francesas. A Espanha nao ficou alheia a essa influencia e logo a sua proposta foi bem acolhida apesar de, num primeiro momento, ter tido uma difusao escassa e pouca aplicacao. Foram os ventos da renovacao pedagogica propiciados pela Segunda Republica que deram o impulso e fomentaram a pratica das novas tecnicas educativas provenientes da Franca. Assim, o incipiente movimento freinetiano espanhol foi tomando corpo e, em pouco tempo, contou com um batalhao de mestres franco atiradores, uma solida organizacao e um futuro promissor, marcado pelo comeco da guerra civil. Esta pesquisa investiga a recepcao espanhola da Escola Moderna, a divulgacao e difusao da mesma, o itinerario seguido pelo movimento freinetiano espanhol em sua expansao e depuracao franquista. Tambem apresenta um esboco do perfil dos professores integrantes do movimento. Palavras-chave: Freinet; Espanha; II Republica; depuracao; renovacao pedago-gica; escola moderna. FREINET IN SPAIN (1926-1939) Abstract The postulates on education from Celestin Freinet, and his determination to provide to the Cooperative of Lay Education - CLE - of an international character, came out soon the French borders. Spain was not foreign to such influence and, very soon, the Freinet’s educational offer had a good reception, even though, in the first moment, it had scanty diffusion and minor application. The winds of pedagogic renovation, propitiated by the Spanish Second Republic, gave impulse and encouraged the application of the new educational technologies from France. Thus, the incipient freinet’s spanish movement was taking shape and, in a little time, this had a battalion of sniper teachers, who wanted to apply those ideas, a solid organization and a promising future truncated by the beginning of the civil war. This research is about the Spanish receipt from the Modern School, the advertising and diffusion of those ideas, the itinerary followed by the spanish's freynet movement during it expansion and Franco’s government. Likewise, this paper presents a profile of the freynet’s teachers. Key-words: Freinet; Spain; Second Republic; purificacion; pedagogical renovation; modern school. FREINET EN ESPANA (1926-1939) Resumen Los postulados sobre educacion de Celestin Freinet, en su empeno de dotar a la Cooperativa de Ensenanza Laica - CEL - de un caracter internacional, trascendieron pronto las fronteras francesas. Espana no fue ajena a tal influencia y, muy pronto, la propuesta educativa de aquel fue bien acogida, aunque conto, en un primer momento, con escasa difusion y menor aplicacion. Fueron los vientos de renovacion pedagogica propiciados por la II Republica quienes dieron impulso y alentaron la practica de las novedosas tecnicas educativas provenientes de Francia. Asi, el incipiente movimiento freinetiano espanol fue tomando cuerpo y, en poco tiempo, conto con un batallon de maestros francotiradores, una solida organizacion y un futuro prometedor, truncado por el comienzo de la guerra civil. En esta investigacion se indaga, novedosamente, en la recepcion espanola de la Escuela Moderna, en la publicidad y difusion de estas, en el itinerario seguido por el movimiento freinetiano espanol en su expansion y en la depuracion franquista del mismo. Asimismo, se presenta un bosquejo del perfil de los maestros integrantes del movimiento freinetiano espanol. Palabras-clave: Freinet; Espana; II Republica; depuracion; renovacion pedagogica; escuela moderna. FREINET EN ESPAGNE (1926-1939) Resume Les principes de l'education de Celestin Freinet, dans un effort pour fournir l'Education Cooperative Laique - CEL - de caractere international, des trans-cende les frontieres de la France. L'Espagne n'a pas echappe a cette influence et, bientot, le projet educatif a ete bien accueillie, meme si, dans un premier temps, la couverture est faible et l'application mineur. Un vent de renouveau educatif provoquee par la Seconde Republique a donne un elan et a encourage l'application des nouvelles technologies educatives de la France. Ainsi, l'amorce de mouvement espagnol Freinet prenait forme et, avant longtemps, a eu un “bataillon” franctireurs des enseignants, une organisation solide et un avenir prometteur coupe court par le declenchement de la guerre civile. Cette recherche porte sur l'innovation, a la reception espagnol de l'ecole moderne, la publicite et la distribution, la route suivie par le mouvement Freinet espagnol dans son expansion et purification du regime de Franco. Il presente egalement un apercu du profil des enseignants du mouvement freinet espagnol. Mots-cle: Freinet; l'Espagne; la Seconde Republique; de purification; de renou-vellement pedagogique; ecole moderne.

Referência(s)