
A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
2018; Volume: 8; Linguagem: Português
10.19175/recom.v8i0.1928
ISSN2236-6091
AutoresRaphael Raniere de Oliveira Costa, Soraya Maria de Medeiros, José Carlos Amado Martins, Bertha Cruz Enders, Ana Luísa Brandão de Carvalho Lira, Marília Souto de Araújo,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoObjetivo: analisar o conceito simulação no ensino de enfermagem. Método: trata-se de uma análise de conceito, seguindo o método de Walker e Avant, na qual foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Amostra final foi de 17 estudos. Resultados: O conceito elaborado para simulação no ensino de enfermagem foi: uma estratégia de ensino que utiliza-se de tecnologias, replicando cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, almejando praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar produtos e processos. Conclusão: os achados auxiliam na construção de instrumentos de pesquisas e a compreensão na área de investigação do fenômeno estudado.
Referência(s)