Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A variação na representação do complemento verbal e o ensino de PB a hispanofalantes: uma análise de materiais didáticos de PLE

2018; Liceu Literário Português; Linguagem: Português

10.18364/rc.v1i54.204

ISSN

2317-4153

Autores

Thaís Leal Rodrigues,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da nossa pesquisa de mestrado, cujo tema é o ensino da representação do complemento verbal a falantes de espanhol, fato linguístico variável na língua portuguesa do Brasil (PB). O propósito da pesquisa foi examinar como este aspecto da nossa língua tem sido tratado nos materiais didáticos voltados ao ensino de PLE. Pretendemos, então, mostrar, neste trabalho, como são apresentados e ensinados os complementos verbais, em dez desses materiais, e averiguar se a variação linguística é contemplada no tratamento desse tema. Trata-se de uma pesquisa que se embasa nos pressupostos da Sociolinguística Educacional.

Referência(s)