
Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico
2018; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Linguagem: Português
ISSN
2317-904X
AutoresPaulo César Lemes de Oliveira, Pamela Carolina de Macedo,
Tópico(s)Cognitive and psychological constructs research
ResumoEste relato apresenta a analise dos registros de representacao semiotica, mobilizados e coordenados na atividade escrita de 46 alunos de duas turmas de 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola publica estadual paulista, envolvidos na resolucao de duas tarefas referentes ao uso do grafico de setores, contidas no Caderno do Professor e do Aluno. Os resultados da analise dos protocolos escritos dos alunos suscitaram discussoes sobre o fenomeno de congruencia. O foco no conceito de proporcionalidade comprometeu o desenvolvimento do letramento estatistico na compreensao do grafico de setores. O conteudo do enunciado das tarefas nao promoveu a interpretacao dos dados, tampouco a natureza do grafico estatistico e, sim, os procedimentos matematicos utilizados na resolucao das tarefas.
Referência(s)