Artigo Acesso aberto

Minha jangada vai sair para o mar: o letramento estatístico em atividades de musicalização na Educação Infantil

2018; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v9i2.1661

ISSN

2179-426X

Autores

Edvonete Souza de Alencar, Danilo Díaz–Levicoy,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação realizada em uma formação de professores da Educação Infantil sobre a utilização da musicalização para o ensino de Matemática. Este projeto foi desenvolvido em uma escola municipal de Educação Infantil do interior do Mato Grosso do Sul – Brasil. Especificamente nesse artigo, apresentamos uma das atividades desenvolvidas na formação e reelaboradas pelas professoras para seu desenvolvimento com os alunos, intitulada Minha jangada vai sair para o mar. Observamos que as adaptações realizadas na atividade trabalham com noções rítmicas e de pulsação que evidenciam noções do letramento estatístico. Assim, nosso objetivo de modo geral foi desenvolver ações para embasamento teórico e prático potencializando o planejamento das aulas dos professores que articulassem a Matemática e a Música. Como resultado dessa investigação, inferimos que as atividades realizadas nesse estudo podem contribuir com a criação de outras práticas que potencializem o ensino de estatística na Educação Infantil.

Referência(s)