
MONITORES EM AÇÃO NO ENSINO COLETIVO DE CORDAS DA UFC
2018; Volume: 1; Issue: 15 Linguagem: Português
10.32356/exta.v1.n15.20171
ISSN2316-400X
AutoresHayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Ying Liu, Dora Utermohl de Queiroz,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEsta pesquisa faz parte de um conjunto de ações investigatórias sobre o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas na Universidade Federal do Ceará - UFC. O objetivo desse trabalho é compreender a importância dos monitores no desenvolvimento da metodologia do ensino coletivo de cordas no curso de música da UFC juntamente ao projeto de ensino coletivo de instrumentos Sinfonia.br e qual a relevância dessa experiência para a formação dos monitores na visão deles mesmos. A abordagem deste trabalho será qualitativa em um estudo de caso e sua metodologia se dará por meio de análise documental e uma entrevista grupo focal com todos os monitores que atuam com a metodologia na UFC. Sobressaiu-se nesta pesquisa a evolução dos projetos, o aumento do número de alunos inscritos e nas experiências proporcionadas aos monitores dessas ações de extensões que amadurecem sua formação docente, artístico, técnico-instrumental e humana a partir dessa oportunidade.
Referência(s)