
Prática docente no ensino de administração: analisando a mediação da emoção
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 25; Issue: 86 Linguagem: Português
10.1590/1984-9250862
ISSN1984-9230
AutoresLiliane Canopf, Jucélia Appio, Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov, Denise de Camargo,
Tópico(s)Management Theory and Practice
ResumoResumo Considerando a emoção imprescindível na constituição do psiquismo e como mediadora inseparável da ação/cognição, acredita-se que ela é uma das condições essenciais no processo significativo de ensino-aprendizagem, que contribua na superação da razão instrumental dominante nos cursos de administração rumo a uma prática docente mais sensível. Com uma abordagem qualitativa, de caráter construtivo-interpretativo, a unidade de análise foi a prática docente de um curso de Administração de uma universidade federal brasileira. A prática, calcada no cotidiano, onde o singular é legítimo para produção de conhecimento científico (REY, 2005), foi concebida a partir da abordagem histórico-cultural. A pesquisa sustentou-se em um processo dialógico, com aplicação do método da autoconfrontação simples, com entrevistas e notas de campo. Os resultados apoiaram a tese da emoção como mola propulsora do processo significativo de ensino-aprendizagem, sustentada pelo pressuposto teórico de que a emoção é a “gênese e sustentação da atividade humana e construtora de sentido” (CAMARGO, 2012, p. 1).
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