Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de vídeos sobre a técnica inalatória na asma infantil: educativos ou midiáticos?

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Linguagem: Português

10.5216/ree.v20.48789

ISSN

1518-1944

Autores

Isabela Cristine Ferreira Fernandes, Karina Machado Siqueira, María Alves Barbosa,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Vídeos relacionados à técnica inalatória na asma são populares no YouTube, mas sua qualidade é questão de preocupação.Neste estudo objetivou-seavaliar vídeos que demonstram a técnica inalatória do inalador pressurizado acoplado ao espaçador, para crianças e adolescentes com asma, quanto a conformidade das diretrizes da Global Initiative for Asthma. Estudo exploratório,realizado em 11 de julho de 2017 usando os termos inalador pressurizadoe aerossol dosimetrado. Os vídeos foram avaliados por três enfermeiras, independentes e experientes na área, quanto aos critérios de conteúdo, produção e usuários. Dentre os492 vídeos encontrados, seis preencheram os critérios de elegibilidade.Ponto de destaque foi a demonstração incorreta da técnica inalatória em todos os vídeos e a pontuação inadequada na avaliação técnica e de conteúdo. As descobertas deste estudo mostram que os vídeos não são confiáveis e nem compatíveis com as diretrizes de asma e, portanto, não podem ser recomendados para fins educacionais.

Referência(s)