
Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 34; Issue: 69 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.57232
ISSN1984-0411
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.
Referência(s)