
O têxtil no ensino de arte – corpo e tramas no saber sensível
2018; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
10.24280/ape.v3i8.333
ISSN2448-2803
AutoresDaiane Figueiredo Rosenhein, Maristani Polidori Zamperetti,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO texto discute o ensino de Artes Visuais a partir da Arte Têxtil, com o objetivo de pensar a arte como potência expressiva, ao encontro de um saber sensível. Desde os primórdios da civilização, os homens produziram fios com a lã de ovelha para serem tecidos. Atualmente, a Arte Têxtil tem se ampliado com a adição de novas materialidades contemporâneas, provocando uma (re)significação de sua produção. A pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de escola pública, a partir da necessidade de ampliação das experiências sensíveis proporcionadas às crianças. O contato permitiu encontrar novos significados e configurações, estimulando a capacidade criadora. Ressaltando a importância das tramas, teias e linhas para o ensino de arte, conclui-se que por meio da poética escolar são apresentadas possibilidades para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade por meio do ensino da Arte Têxtil.
Referência(s)