Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CAMPOS DO CONHECIMENTO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Linguagem: Português

10.1590/1983-211720182001019

ISSN

1983-2117

Autores

Joana Paulin Romanowski, Priscila Juliana da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO: Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em um curso de Licenciatura em Física ofertado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado em Santa Catarina. A investigação buscou identificar e analisar as prioridades apontadas pelo Projeto Pedagógico de Curso para a formação de professores e descrever as práticas pedagógicas dos professores que atuam nesse curso. Os dados foram coletados por meio de análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e entrevistas semiestruturadas com professores. A análise dos dados seguiu a análise de conteúdo proposta por Bardin (1999), que tem três passos: pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. As conclusões apontam que a Licenciatura em Física, em sua organização curricular, tem como prioridades a articulação de conhecimentos específicos e pedagógicos, a pesquisa como princípio educativo, a interdisciplinaridade e a relação da instituição com a educação básica.

Referência(s)