
Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2018v36n1p330
ISSN2175-795X
AutoresKátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoPartindo de reflexões que estudam os paradigmas da racionalidade teórica, racionalidade técnica, epistemologia da prática na formação de professores, discute-se no presente artigo pressupostos epistemológicos que podem contribuir para reelaborar perspectivas no processo da formação docente. Tendo como problema de referência conceitual, a partir da epistemologia da práxis, busca-se explicitar uma proposta para a formação de professores, referenciada em quatro teses: i) organizar a formação de professores a partir da epistemologia da práxis; ii) aliar a)formação de professores ao debate político da educação: a crítica social; iii) o trabalho docente constitui o ser profissional; iv) referenciar na Base Comum Nacional que compreende os sentidos epistemológico, político e profissional da formação de professores. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica sobre a formação de professores e, também, como resultado de diferentes trabalhos empíricos que contribuíram com a construção da perspectiva crítica emancipadora. Considera-se que o professor necessita, pela natureza do seu trabalho, vivenciar uma formação de natureza científica, artística, ética e técnica de elevado nível que impõe, portanto, duas atividades de prática e teoria, a fim de construir o sentido da práxis como ação transformadora sustentada pelo conhecimento da realidade e reflexão, que fortalece o sentido histórico da ação educativa a favor da emancipação. Palavras-chaves: formação de professores. Epistemologia da práxis. Perspectiva crítica emancipadora.
Referência(s)