RELAÇÕES ENTRE O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO E O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO NA EJA
2018; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.3387/rpem.v7i13.1661
ISSN2238-5800
AutoresEwellen Tenório de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNo presente texto, sao discutidos os achados de um estudo piloto de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar as contribuicoes que a exploracao de problemas combinatorios pode trazer para o raciocinio probabilistico e vice-versa. A luz da Teoria dos Campos Conceituais, foram consideradas, na construcao do instrumento de coleta e no desenvolvimento do estudo, as diferentes situacoes que atribuem sentido a Combinatoria e a Probabilidade, bem como as relacoes entre os conceitos de tais areas da Matematica . A coleta de dados consistiu na proposicao de oito problemas combinatorios (divididos em quatro blocos: produto cartesiano, arranjo, permutacao e combinacao ) revisitados sob o olhar da Probabilidade a partir de 20 problemas (cinco referentes a cada bloco combinatorio), em contexto de entrevistas clinicas individuais. Participaram do estudo oito estudantes da Educacao de Jovens e Adultos, cursando os Modulos I, II, III e IV (equivalentes aos anos do Ensino Fundamental). A partir dos dados analisados, perceberam-se contribuicoes que surgem da resolucao de problemas que relacionam Combinatoria e Probabilidade, sendo o desempenho dos participantes diretamente influenciado pela escolaridade e pela idade dos mesmos. Defende-se, assim, que a articulacao entre Combinatoria e Probabilidade pode beneficiar o desenvolvimento de ambos os raciocinios em questao na EJA.
Referência(s)