OS JOVENS E A ESCRITA: PRÁTICAS ESCOLARES E EXTRAESCOLARES EM PORTUGAL
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 34; Linguagem: Português
10.1590/0102-4698180899
ISSN1982-6621
AutoresInês Cardoso, Luísa Álvares Pereira, Célia da Graça Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira Lopes,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoRESUMO: Apresentaremos as práticas de escrita, em contextos escolares (por injunção professoral) e extraescolares (livres), reportadas por alunos, dos 9 aos 15 anos, no Ensino Básico (EB) em Portugal, por meio de inquérito por questionário a nível nacional. Essas práticas são expressão da vasta e dinâmica relação com a escrita (re)construída pelos sujeitos. A Didática da Escrita (DE) tem salientado, justamente, a relevância de conhecer mais aprofundadamente a relação que os indivíduos (re)constroem com o ato de escrever, pois nela estão ancoradas as motivações e os fatores de afastamento e rejeição desta prática de produção verbal. Os resultados indicam maior diversidade de escritos no contexto extraescolar, contrastando com focos de atuação escritural mais preponderantes na escola, procurando atender a prioridades de ensino-aprendizagem. Emergem, contudo, elementos de conexão entre os dois contextos, que (in)formam para uma atuação didática mais favorecedora de um percurso escritural significativo para os sujeitos.
Referência(s)