Artigo Produção Nacional

A revisão sistemática de literatura como ferramenta de incentivo a iniciação à pesquisa em gestão ambiental: um relato de experiência / The systematic review of literature as a tool to estimulate the research learning in environmental management: an experience report

2017; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Inglês

ISSN

2447-6218

Autores

Igor Cardoso Costa, Marineide Jardim Rodrigues, Jeanne Vieira Soares, Diego Alves Souza, Eliane Macedo Sobrinho Santos, Hércules Otacílio Santos, Kattyanne de Souza Costa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo : O trabalho teve como objetivo relatar a experiencia dos alunos do 5° periodo do Curso de Tecnologia em Gestao Ambiental do IFNMG – Campus Aracuai em elaborar artigos cientificos de revisao sistematica de literatura, que e uma investigacao de cunho cientifico, e, consequentemente, apresenta-los em formato de posteres. Esta apresentacao ocorreu na I Mostra de Artigos Cientificos da Gestao Ambiental que foi idealizada e organizada como parte das exigencias da disciplina de Metodologia Cientifica. Os posteres foram organizados lado a lado no corredor do IFNMG onde cada autor se posicionou ao lado de seu trabalho para explicacoes. Para cada um foram disponibilizados cinco minutos para apresentacao e vinte minutos para as explanacoes dos pareceristas que avaliaram a apresentacao seguindo um modelo de barema criado para a ocasiao. Ao final das avaliacoes, a menor media foi de 74,21%, o que demonstra que os trabalhos apresentados tiveram qualidade cientifica. A vivencia dos discentes configurou-se como nova forma de trilhar novos caminhos para renovar o processo educativo da gestao ambiental. Abstract: This paper aims to report an experience of the students from the 5th period of the Technological Course in Environmental Management of the IFNMG - Campus Aracuai to elaborate scientific articles of systematic literature review. This research of a centific nature was later displayed in format of poster by students. This presentation was part of the 1 st Scientific Articles’ Show of Environmental Management that was idealized and organized as part of the requirements for scientific methodology classes. The posters were organized side by side in the IFNMG corridor where each author stands next to their work for public elucidations. Each of them had five minutes for presentation and twenty minutes for the elucidations of reviewers that evaluate the presentation following a model of barema. At the end of the analysis, the lowest average was 74.21%, which shows that the work was of scientific quality. The experience of the speeches was set up as a new way of finding new paths to renew the educational process of environmental management

Referência(s)