SPONSORS ON FOOTBALL SHIRTS. BRIEF RELEASE
2018; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 88; Issue: I Linguagem: Português
10.16887/88.a1.44
ISSN2412-2688
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo faz um breve historico das relacoes entre as camisas dos clubes de futebol e seus patrocinadores.Atualmente e dificil ver algum clube de futebol sem pelo menos um patrocinador em sua camisa ja que as verbas vindas doscontratos sao cada vez mais importantes para essas equipes. No inicio havia uma proibicao no uso de publicidade em camisas,mas isso foi mudando, primeiro na Europa e depois no Brasil com a Deliberacao 05/82 do Conselho Nacional de Desportos. Osclubes brasileiros passaram a utilizar a publicidade em seus uniformes e atualmente vemos que a camisa se tornou uma pecadisputada por varias empresas que querem um espaco na midia atraves da exposicao de sua marca. A exposicao na TV eimportante e a partir dai uma possivel discussao sobre o uso exagerado das marcas que podem descaracterizar esse mantosagrado, ogulho do torcedor que a veste.
Referência(s)