Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por uma teoria da consumação: correspondências entre comunicação, consumo e imaginário

2018; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-5057.v10i2p92-104

ISSN

1984-5057

Autores

Frederico Jorge Tavares de Oliveira,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Pretende-se indicar a consumação enquanto categoria teórica pertinente para se estabelecer rotas teórico-metodológicas para os estudos de comunicação e consumo na sua interface com o imaginário. Essas rotas implicam uma revisão bibliográfica de autores que, de modo geral, integram esses estudos e/ou os chamados estudos do imaginário. Apresenta-se uma série de noções articuladas entre si, a fim de que se possa compreender a formação das imagens simbólicas num ambiente de consumação mediática. Parte-se da hipótese de que há certa insuficiência das categorias do consumo e do consumismo para lidar com essa questão.

Referência(s)