
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:UM DESTAQUE DISCURSIVO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 8; Issue: 18 Linguagem: Português
ISSN
2236-2592
AutoresEster Maria de Figueiredo Souza, Rayana Thyara Lima Rêgo Ladeia,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoO artigo toma como objeto a analise de atividades propostas para o ensino gramatica no livro didatico de portugues. Propoe-se a analise do capitulo 6, da unidade 4, do livro didatico “Portugues: linguagens” de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhaes, da Editora Saraiva, Edicao de 2013, 1o ano do ensino medio, selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didatico. O aporte teorico que subsidia a analise enquadra-se nos estudos bakhtinianos sobre linguagem e interacao verbal e na concepcao sociointeracionista para o ensino de lingua portuguesa. Como resultados, perspectiva-se possibilidades para o ensino dialogico de gramatica, ressaltando-se que essa nao pode ser estudada separadamente da estilistica. Esse principio e aplicado na analise de estruturas sintaticas apresentadas no capitulo selecionado para este artigo, com o intuito de provocar reflexoes que contribuam para alterar praticas artificias de ensino de lingua portuguesa.
Referência(s)