Artigo Produção Nacional

Perfil de visitantes em exposição científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na região norte do Brasil

2018; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2446-4821

Autores

Patricia Santos Ferreira Peruquetti, Siham Kassab, Beatriz Souza Santos, Estela Cristina Lima Mendonça, Yuri Karaccas de Carvalho,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

As exposicoes de museus constituem um instrumento educacional nao formal que enriquecem e tornam mais praticas a experiencia nas escolas. O objetivo foi apresentar o perfil dos visitantes da exposicao “Tecnicas anatomicas: do baixo custo a alta relevância no Ensino de Ciencias” que pretendeu divulgar tecnicas de baixo custo para a preparacao de acervo de anatomia e mostrar que com material de facil acesso e possivel montar pecas anatomicas de qualidade e relevância para aulas de Ciencias em laboratorios ou espacos nao formais. Foram apresentadas pecas de animais oriundos da fauna da Amazonia Ocidental e de animais domesticos. As tecnicas para confeccao das pecas utilizaram materiais rotineiros e de baixo custo: Maceracao de cadaveres; Clareamento de ossos; Montagem de esqueletos; Criodesidratacao; Incrustacao em resina; Fixacao em solucao conservante; Injecao de latex e corrosao; Impressao 3D. O perfil dos visitantes foi composto predominantemente por jovens estudantes, do Ensino Fundamental, do sexo feminino. A presenca de quase 3000 visitantes em dois dias de exposicao mostra o interesse pelo assunto e como a extensao universitaria e importante para a cidade de Rio Branco. As tecnicas expostas utilizaram conhecimentos de areas como quimica (reacoes quimicas, elementos/substâncias quimicas, estados da materia), matematica (pesos, medidas, quantidades), processos biologicos como a decomposicao por bacterias na maceracao, para a construcao das pecas expostas. Essas pecas poderiam ser feitas pelos proprios alunos com o auxilio do professor, aumentando o envolvimento do aluno e tornando-o sujeito na construcao do conhecimento e nao um mero assimilador de informacoes.

Referência(s)