
Apreensão de objetos geométricos com o GeoGebra: um estudo com futuros professores de matemática
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 56; Issue: 48 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2018v56n48id15174
ISSN1981-1802
AutoresIdelmar André Zanella, Valdeni Soliani Franco, Ana Paula Canavarro,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste estudo teve por objetivo compreender como futuros professores de Matemática fazem a apreensão de objetos geométricos a partir da produção de representações semióticas suscitadas durante a resolução de uma tarefa de Geometria Euclidiana com o apoio do GeoGebra. A abordagem do estudo foi qualitativa e seguiu a perspectiva do paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos registros de representação semiótica e incluem as produções matemáticas dos participantes. Os resultados do estudo mostram que as apreensões dos objetos geométricos pelos estudantes ocorreram em virtude da articulação mútua entre a tomada de consciência (objetivação) e as apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica, bem como pela coordenação de diferentes representações possibilitadas pelo GeoGebra.
Referência(s)