Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental

2018; Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1678-86212018000300265

ISSN

1678-8621

Autores

Natalia Giraldo Vásquez, Fernando Oscar Ruttkay Pereira, Ariane Kuhnen,

Tópico(s)

Urban Arborization and Environmental Studies

Resumo

Resumo Em conforto visual, as pesquisas com crianças têm sido direcionadas ao estudo dos impactos da luz no desempenho acadêmico, e não propriamente na avaliação das preferências, o que evidencia a carência teórica e metodológica nessa linha de estudo. No caso de crianças mais novas, entre 4 e 7 anos de idade, como as habilidades básicas para o intercâmbio verbal estão em desenvolvimento, restringe-se a aplicação de testes escritos. Este artigo, resultado de um trabalho conjunto entre arquitetura e psicologia, apresenta uma abordagem experimental e multimétodos para levantar as preferências do ambiente luminoso, da paisagem e das características de uso de salas de aula de educação infantil. O estudo foi realizado em duas salas de aula do Colégio Logosófico González Pecotche, da cidade de Florianópolis, durante o mês de agosto de 2015. Neste estudo participaram aproximadamente 30 crianças entre 4 e 6 anos de idade. Os resultados obtidos permitem identificar a preferência das crianças por elementos da paisagem natural e por ambientes luminosos mais claros. Foi identificada a relação que as crianças fazem entre as condições de iluminação e as atividades realizadas. Finalmente, a abordagem metodológica se mostra efetiva na aproximação das crianças e na avaliação das preferências com relação ao ambiente luminoso das salas.

Referência(s)