Crítica artística e “tradutibilidade” nos cadernos do cárcere de Antonio Gramsci
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 4; Issue: 07 Linguagem: Português
10.30612/mvt.v4i07.8429
ISSN2358-9205
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoNeste ensaio, pretendemos investigar a relação que se dá entre umas das formulações gramscianas sobre a arte e a crítica artística e uns dos nós e elaborações teóricas sobre os entrelaçamentos entre política, filosofia e cultura, cujo vértice teórico é representado pela teoria da “tradutibilidade”. Ao ler juntamente alguns dos textos importantes relativos a esses âmbitos distintos, pode-se mostrar como a concepção da atividade artística não possa ser separada daquela mais vasta, cultural e política, da produção de uma “vontade coletiva” e de uma “reforma intelectual e moral”, que Gramsci inclui no seu discurso sobre o “popular-nacional”, o qual, por sua vez, implica o sobre as dinâmicas acerca das relações políticas-culturais (hegemônicas) internacionais. Isso deveria levar a excluir que o Gramsci maduro continue influenciado pelo idealismo, em particular o de Benedetto Croce, em relação à sua concepção da arte e da crítica artística.
Referência(s)