É tudo verdade? A exploração no documentário e o documentário de exploração
2007; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresLúcio de Francisis dos Reis Piedade, Március Freire,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho parte da ideia de que desde os primeiros registros com imagens ate o estabelecimento do filme como instrumento de pesquisa no campo da antropologia, uma busca pelo incomum, pelo exotico, se constituiu na base de apoio de uma grande parte do cinema documentario. Desse modo, alguns ingredientes geralmente considerados como atributos de um generocinematografico conhecido como filmes exploitation tambem fazem parte de uma porcao importante do cinema documentario. A pesquisa pretende mostrar que, na verdade, o bizarro e o exotico sempre estiveram presentes, desde o inicio, nos registros do mundo historicocom imagens em movimento. A diferenca e que, apesar desses filmes que configuram a vertente principal ou mais relevante do cinema documentario serem objeto de estudos exaustivos, notadamente nas duas ultimas decadas, os aspectos que aqui ressaltamos vinham sendo deixados de lado ate muito recentemente. Do mesmo modo, sao colocados a margem e desprezados enquanto objetos de estudos seus congeneres menos afortunados: as producoes categorizadas como mondo ou exploitation que apresentam em seu cerne as estruturas narrativas comuns ao documentario serio, inclusive neles se encontrando os varios modos de representacao atribuidos ao genero. Isso vai confirmar que os filmes alinhados a vertente da exploracaose apropriaram das mesmas bases formais do cinema documentario, so que evidenciando em sua linha narrativa a enfase em aspectos espetaculares, elementos que sempre estiveram presentes nos documentarios considerados mais importantes sob o ponto de vista academico. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho e trazer a luz a exploracao no documentario, partindo de suas origens nos filmes exoticos e no nascente cinema exploitation, resgatando a sua historia e tentando estabelecer as relacoes existentes entre o registro documental e seu apelo por cenas impactantes. Tal percurso nos conduziu ate a sua posterior e definitiva assimilacao pelo genero que terminou desaguando no atual e ate certo ponto desconcertante cortejo de produtos audiovisuais, todos devedores da forma de abordagem e da estetica dos documentario de exploracao. Esse quadro nos levou a confirmar que a espetacularizacao dos aspectos sobre os quais nos debrucamos no decorrer do trabalho - o exotismo o inusitado e o grotesco - se tornou uma das formas dominantes no documentario atual.
Referência(s)