Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Teorema do Confronto: discussão didática alternativa articulando as práticas usuais e o software Geogebra

2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 32; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v32n61a15

ISSN

1980-4415

Autores

Pedro Mateus, Marlene Alves Días,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo Neste artigo, visamos determinar as relações pessoais dos estudantes do 1° ano do curso de licenciatura em ensino de Matemática, em Moçambique, sobre o teorema do confronto e a eficácia didática do software Geogebra na discussão desse teorema na sala de aula. As perguntas da pesquisa foram: como os estudantes participantes do experimento compreendiam o teorema do confronto e como o Geogebra capitalizaria a discussão desse teorema na sala. Usamos a Teoria Antropológica do Didático e a Teoria de Instrumentação. A pesquisa foi de natureza qualitativa, na forma do estudo de caso. Estrategicamente, fizemos: análise preliminar e a priori do conteúdo visado, o experimento, a análise a posteriori e validação interna dos resultados. O experimento possibilitou compreender como o uso do computador, articulado com as práticas usuais, pode auxiliar a compreensão dos estudantes sobre o teorema do confronto.

Referência(s)