
Teorema do Confronto: discussão didática alternativa articulando as práticas usuais e o software Geogebra
2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 32; Issue: 61 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v32n61a15
ISSN1980-4415
AutoresPedro Mateus, Marlene Alves Días,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo Neste artigo, visamos determinar as relações pessoais dos estudantes do 1° ano do curso de licenciatura em ensino de Matemática, em Moçambique, sobre o teorema do confronto e a eficácia didática do software Geogebra na discussão desse teorema na sala de aula. As perguntas da pesquisa foram: como os estudantes participantes do experimento compreendiam o teorema do confronto e como o Geogebra capitalizaria a discussão desse teorema na sala. Usamos a Teoria Antropológica do Didático e a Teoria de Instrumentação. A pesquisa foi de natureza qualitativa, na forma do estudo de caso. Estrategicamente, fizemos: análise preliminar e a priori do conteúdo visado, o experimento, a análise a posteriori e validação interna dos resultados. O experimento possibilitou compreender como o uso do computador, articulado com as práticas usuais, pode auxiliar a compreensão dos estudantes sobre o teorema do confronto.
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