Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CIRCUITOS E USOS DE MODELOS PEDAGÓGICOS RENOVADORES NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1950

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 55 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/80587

ISSN

2236-3459

Autores

Norberto Dallabrida,

Tópico(s)

Historical Education Studies Worldwide

Resumo

Resumo Este trabalho se propõe a compreender a circulação e a apropriação de dois modelos pedagógicos franceses que resultaram na construção das classes secundárias experimentais no Brasil na década de 1950. Por um lado, coloca o foco sobre os usos feitos por algumas classes do sistema público paulista das classes nouvelles - ensaio educacional realizado no ensino secundário francês. De outra parte, procura compreender as experiências no ensino secundário em colégios católicos realizadas a partir da pedagogia personalizada e comunitária. Para tanto, esta análise histórica movimenta os conceitos de circulação e de apropriação de Roger Chartier e usa como fontes históricas especialmente relatórios oficiais e relatos de professores.

Referência(s)