“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO
2018; Issue: 18 Linguagem: Português
10.5935/1984-6614.20170013
ISSN2676-0118
Autores Tópico(s)Nietzsche, Schopenhauer, and Hegel
ResumoEste artigo apresenta uma leitura do livro publicado em 1926, Um, nenhum e cem mil, do italiano Luigi Pirandello. A obra trabalha com o monologo interior de seu protagonista, Vitangelo Moscarda, suas decisoes e seus devaneios filosoficos. Neste texto, elaboro a ideia da interiorizacao e posterior desestabilizacao de um ser por meio da manifestacao do rosto, mais especificamente do nariz, o qual o personagem principal entao descobre, no inicio da narracao, ser levemente curvilineo, e nao reto, diferente do que ate entao julgava ser. Para tanto, o estudo se inicia com uma reflexao sobre o rosto humano, apoia-se em Nietzsche, faz uma breve leitura comparada e, finalmente, centra-se em reflexoes teoricas de autores como Giorgio Agamben. DOI: 10.5935/1984-6614.20170013
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