Artigo Acesso aberto Revisado por pares

“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO

2018; Issue: 18 Linguagem: Português

10.5935/1984-6614.20170013

ISSN

2676-0118

Autores

Rafael Muniz Sens,

Tópico(s)

Nietzsche, Schopenhauer, and Hegel

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura do livro publicado em 1926, Um, nenhum e cem mil, do italiano Luigi Pirandello. A obra trabalha com o monologo interior de seu protagonista, Vitangelo Moscarda, suas decisoes e seus devaneios filosoficos. Neste texto, elaboro a ideia da interiorizacao e posterior desestabilizacao de um ser por meio da manifestacao do rosto, mais especificamente do nariz, o qual o personagem principal entao descobre, no inicio da narracao, ser levemente curvilineo, e nao reto, diferente do que ate entao julgava ser. Para tanto, o estudo se inicia com uma reflexao sobre o rosto humano, apoia-se em Nietzsche, faz uma breve leitura comparada e, finalmente, centra-se em reflexoes teoricas de autores como Giorgio Agamben. DOI: 10.5935/1984-6614.20170013

Referência(s)