Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O poder da reputação: evidências do efeito big four sobre a opinião do auditor

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 35 Linguagem: Português

10.5007/2175-8069.2018v15n35p3

ISSN

2175-8069

Autores

Vagner Antônio Marques, Luiz Cláudio Louzada, Hudson Fernandes Amaral, Antônio Artur de Souza,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente trabalho analisou o efeito das Big Four sobre o tipo de opinião dos auditores. O estudo, descritivo, documental e quantitativo, analisou relatórios anuais de 504 empresas listadas na [B]³ no período de 2002-2012 através de estatística descritiva e regressão com dados em painel. Observou-se existir uma concentração do mercado de auditoria, pois as Big Four chegaram a auditar 75% das empresas, o que pode prejudicar a independência do auditor. Em média, a probabilidade de uma empresa listada receber um relatório modificado é 6,20%. Verificou-se ainda que ser auditado por uma Big Four e possuir Níveis Diferenciados de Governança reduzem a probabilidade de se receber uma opinião modificada. Por sua vez, empresas que apresentam prejuízos e a adoção do IFRS Parcial aumentaram a probabilidade de receberem uma opinião modificada. Estes resultados contribuem com os reguladores, investidores e auditores na sinalização dos fatores que afetam o tipo de opinião do auditor.

Referência(s)