
Adolescência e ritos de passagem: a partir de uma perspectiva do Ensino Confirmatório e Confirmação
2018; Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo; Volume: 44; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22351/nepp.v44i1.3190
ISSN1678-6408
AutoresGisela Isolde Waechter Streck, Ivan Kiper Malacarne,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO artigo apresenta uma reflexão sobre os ritos de passagem em uma comunidade religiosa, mais especificamente numa comunidade urbana da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – e quer ver em que medida estes ritos podem auxiliar adolescentes a fazerem a transição da infância para a vida adulta. A compreensão dos ritos de passagem como ritos de separação, de margem e de agregação será o referencial para refletir as possibilidades de adolescentes serem acompanhados/as e orientados/as nesta “travessia”, também em comunidades religiosas, partindo de um estudo de caso numa comunidade de denominação luterana em um centro urbano. Nos dias de hoje – qual é o lugar dos ritos? Qual a importância que se dá aos ritos de passagem, mais especificamente ao Ensino Confirmatório e Confirmação em comunidades luteranas da IECLB? Estes ritos ainda são valorizados pela família e pela comunidade? Na realidade de hoje os ritos de passagem tradicionalmente oferecidos para o público adolescente em comunidades religiosas ainda fazem sentido? Em que medida famílias e lideranças comunitárias (presbitério, ministros e ministras) têm noção do significado que estes ritos de passagem podem ter na vida de adolescentes?
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