
Turismo e comunicação-trama: reflexões a partir do Festival Brasileiro de Música de Rua
2018; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/raoit.v12n1.4721
ISSN1980-6965
AutoresNatalia Biazus, Maria Luiza Cardinale Baptista,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo discute a relacao do Turismo e Comunicacao, a partir do conceito de Comunicacao-trama, tendo como plato investigativo, o que corresponde ao objetivo empirico, o Festival Brasileiro de Musica de Rua. Traz resultados parciais de estudos em desenvolvimento no Programa de Pos-Graduacao em XXX, da Universidade XXX, vinculado ao grupo de estudos XXX. O referencial teorico e transdisciplinar, envolvendo estudos do Turismo e da Comunicacao, alinhados com pressupostos da ciencia contemporânea. Em termos metodologicos, o texto foi produzido com base na estrategia denominada como Cartografia dos Saberes, com enfase no relato de tres cenas vivenciadas durante o Festival Brasileiro de Musica de Rua. Em termos operacionais, as cenas envolveram entrevista, observacao participante e analise de texto jornalistico em associacao a levantamento bibliografico. Percebe-se, a partir das tres cenas e do referencial teorico trabalhado que o Festival Brasileiro de Musica de Rua traz sinalizadores com relacao as caracteristicas de Caxias do Sul como destino turistico, e aos modos de producoes de um evento artistico-cultural que desafiam padroes e modelos pre existentes. Alem disso, fica evidente a forte conexao do Turismo e a Comunicacao em sua dimensao de trama complexa.
Referência(s)