Silêncio que se vai cantar o fado...
2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.143154
ISSN2525-3123
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoTentarei explicar como acontece a estranha consistência de uma música que todos os portugueses reconhecem como sua, que o mundo inteiro reconhece como portuguesa – enquadramento social do fado, suas características mais marcantes, conteúdos cantados, base musical e instrumentos utilizados, fados tradicionais e improvisação. O silêncio também … Nem musicóloga, nem historiadora, sou uma cantadeira que fala do fado como se de um amigo fosse. Este texto serviu de base para uma comunicação apresentada no seminário “Processos composicionais na música brasileira – a musicalidade no lundum e no fado, na chula e no samba” (5ª Mostra de Música Leão do Norte, Sesc Santo Amaro – Recife, outubro de 2014). Darei alguns exemplos cantados (links propostos ao longo do texto). Neles, em modo "ensaio", juntaram-se gentilmente a mim António Queiroz, Nuno Siqueira (guitarra portuguesa) e Rui Silveira (viola), a quem muito agradeço. Agradeço ainda a Rodrigo Lacerda pelo apoio logístico à gravação dos vídeos.
Referência(s)