
Desenvolvimento profissional docente numa licenciatura: interlocuções sobre o projeto integrador
2018; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 23; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782018230043
ISSN1809-449X
AutoresAdão Caron Cambraia, Lenir Basso Zanon,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO Este texto tem como objetivo entender as características que limitam e/ou favorecem o Desenvolvimento Profissional do Docente (DPD) por meio do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do Projeto Integrador (PI). Para essa análise, criamos, no curso de Licenciatura em Computação (LC) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, um grupo de estudo coletivo, denominado Desenvolvimento Profissional Docente na Licenciatura em Computação (DPDLiC), que teve como base teórica a pesquisa-ação. Os encontros foram organizados de forma presencial e no ciberespaço, com vistas a proporcionar uma participação ativa dos professores. O estudo possibilitou entender e reforçar a concepção de que os próprios professores/formadores, ao organizar colaborativamente o PI, responsabilizam-se pela formação de seus pares e favorecem o DPD.
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