
Jornal das Senhoras – a interatividade no primeiro jornal feminino editado no Brasil
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26664/issn.2238-5126.7120185252
ISSN2238-5126
AutoresMarco Aurélio Reis, Cláudia Thomé,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs debates em torno da interatividade contemporânea dos leitores com os meios de comunicação fomentam a análise do presente artigo, que buscou no pioneiro semanário feminino Jornal das Senhoras (1852-1855) elementos de filiação dessa prática com os primórdios da imprensa no Brasil. Com a consulta facilitada pela digitalização das edições do periódico histórico pela Biblioteca Nacional, foi possível pinçar dados concretos da cultura participativa e de interatividade no jornal e analisá-los a partir da metodologia proposta por Luiz Gonzaga MOTTA (2013). Com isso, pode-se perceber a cultura participativa e a interatividade na chamada primeira fase do jornalismo brasileiro, bem como destacar as estratégias adotadas pelas pioneiras redatoras do Jornal das Senhoras para manter o semanário feminino vanguardista por quase quatro anos: jornalismo cidadão certificado pelas redatoras, jornalismo colaborativo com espaço cativo, linguagem direta e clara ao se dirigir ao público-alvo bem definido e linha editorial defendida nas páginas por redatoras e assinantes-colaboradoras.
Referência(s)