Artigo Acesso aberto Revisado por pares

The Teacher Training as na innovative axis of inclusion in the basic education of students with disabilities in Limoeiro/Pernambuco

2017; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18004/riics.2017.diciembre.225-238

ISSN

2226-4000

Autores

Lindalva José de Freitas,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente estudo tem como proposta a discussão sobre a formação do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Limoeiro/PE. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Os professores estão preparados para trabalhar com a educação inclusiva, especificamente com alunos com deficiência? O estudo tem como objetivo identificar a formação do professor como eixo de inclusão no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência. Trata- se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório de acordo com Denzín e Lincoln, 2011 apud Campoy 2016, p.231. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com seis questões. A análise da pesquisa ocorreu por meio da Análise de Conteúdo (Bardin 2011, apud Câmara 2013). Dessa forma, acredita-se na formação como sendo um processo para privilegiar a reflexão e o estudo sobre o fazer docente em suas múltiplas dimensões e desdobramentos no cotidiano escolar. Tendo como resultado da pesquisa a sugestão de uma proposta pedagógica de formação que atenda as necessidades dos professores que atuam nas salas de aula com alunos com deficiência.

Referência(s)