
Pressupostos Epistemológicos da Complexidade: Reflexões Sobre a Avaliação da Aprendizagem
2018; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 10; Issue: 29 Linguagem: Português
10.22347/2175-2753v10i29.1604
ISSN2175-2753
AutoresMaria José de Pinho, Rita de Cássia Castro Vidal, Bruno Leite da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse trabalho trata-se de um estudo inicial acerca da avaliação da aprendizagem escolar envolta num contexto de transformações e mudanças que emergem no seio de uma transição de paradigmas. Urge superar a visão mecânica e reducionista tanto da vida quanto das práticas pedagógicas oriundas do paradigma conservador que, pautado na lógica clássica do terceiro excluído, contribuiu para a fragmentação do conhecimento, da vida e das relações sociais. Para tanto, propõe-se uma mudança ativa de postura diante da vida, da educação e da avaliação, baseada na intenção de restabelecer a solidariedade de modo a nos religar uns aos outros e à natureza, que nos desperte a responsabilidade por nossa terra-pátria, posto que somos parte de um grande todo interligado e, ao enxergarmos o ser humano em sua multiplicidade, preocupando-nos em promover o diálogo e a compreensão, pode-se proceder rumo a uma civilização consolidada na ética e não na barbárie.
Referência(s)