Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Música e teatro de encômio na corte de d. João VI (1808-1821): Um palco para louvar, divertir e instruir

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/mh.v17i2.48590

ISSN

2317-6776

Autores

Humberto Amorim,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O artigo analisa os papeis desempenhados pela música praticada nos teatros (e do próprio Teatro) no projeto de poder posto em prática no Brasil ao longo do período joanino (1808-1821), avaliando os aspectos simbólicos e práticos conferidos às manifestações artísticas neste ínterim. Para tanto, o texto suscita 33 anúncios recolhidos nos três periódicos inaugurais da imprensa brasileira (Gazeta do Rio de Janeiro, Idade d’Ouro e Correio Braziliense), articulando seus conteúdos com estudos referenciais sobre o tema (BUDASZ, 2008) e o conceito de “encômio alegórico” proposto por Teixeira (1999). Os resultados apontam para o uso da arte com uma tripla perspectiva: louvar, divertir e instruir.

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