Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cálculos químicos nos capítulos de solução e estequiometria em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2012/2015

2018; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30705/eqpv.v2i1.983

ISSN

2527-0915

Autores

Maycon Batista Leite, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Há várias interrogações a respeito da problemática do processo de ensino-aprendizagem de química, entre elas o fato de que os estudantes enfrentam sérias dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de estequiometria e soluções, que por sua vez envolvem muitos Cálculos Químicos. Tendo em vista essa problemática e a grande importância dada ao livro didático (LD) na prática docente, analisamos os LD de química aprovados pelo PNLD/2012/2015, quanto à presença de atividades didáticas que venham a contribuir para uma aprendizagem significativa dos conceitos analisados, ou se as mesmas enfatizam exclusivamente a memorização e aplicação direta de regras e fórmulas. Selecionamos 9 LD aprovados no PNLD 2012/2015 e por meio de uma análise documental, avaliamos os cálculos químicos presentes nos capítulos citados. Os resultados da nossa pesquisa mostraram que a estratégia de ensino, principalmente no que diz respeito aos cálculos químicos, é diferente em cada obra, sendo que tais estratégias percorreram quatro categorias de análise.

Referência(s)