Artigo Revisado por pares

Ironia, paródia e metaficção historiográfica em Memorial do convento, de José Saramago

2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2177-3807

Autores

Iris Selene Conrado,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

RESUMO: Dentre os muitos romances de Jose Saramago, Memorial do Convento (1982) representa fortemente o projeto literario do autor, a saber: reflexoes relativas a condicao humana em sociedade, possibilitando a percepcao do outrem em sua complexidade, demonstrando, no caso, olhares profundos sobre anonimos e conhecidos da Historia de Portugal. O presente artigo objetiva, logo, analisar como esse romance reconstroi o discurso da Historia oficial, por meio de detalhamento, utilizando recursos como ironia, parodia e intertextualidade, a fim de apresentar o “outro lado” dos fatos e das acoes que envolveram a construcao do Convento de Mafra, no periodo do reinado de El-Rei D. Joao V de Portugal, no seculo XVIII. Desse modo, Memorial do Convento pode ser considerado um romance de metaficcao historiografica (HUTCHEON, 1991), pelo fato de possibilitar o entendimento do discurso historico como parcial, temporario, mutavel e passivel de direcionamento, assim como outros discursos construidos pelo intermedio da linguagem e, portanto, dependente de seu contexto de producao e de recepcao. Alem disso, observou-se que o romance de Saramago, ao representar os trabalhadores anonimos desconsiderados pela Historia oficial, apresenta-os com seus caracteres mais humanos, com suas angustias e tensoes, sonhos e vontades, ao mesmo tempo em que denuncia a hipocrisia, a manipulacao e as injusticas da sociedade da epoca. Tais caracteristicas, no entanto, parecem estar tambem presentes em qualquer periodo historico da vivencia humana: portanto, as reflexoes do romance se atualizam e fazem pensar, tambem, o momento presente do leitor. PALAVRAS-CHAVE: Ironia; Jose Saramago; Metaficcao Historiografica; Romance Portugues Contemporâneo. ABSTRACT: Among many novels written by Jose Saramago, Memorial do Convento (1982) can be considered as representative work of the author’s literary project, once it brings the reflections on the human condition in society, allowing the perception of other individuals’ complexity, which demonstrates insights on the famous and anonymous of Portugal’s History. The aim of this paper is to analyse how this novel rebuilds the official historical discourse by detailing it, and using irony, parody, and intertextuality, in order to present the “other version” of the facts and actions related to the construction of the Monastery of Mafra, D. Joao V from Portugal’s reign in the 18th century. Thus, Memorial do Convento can be considered a historiographic metafiction novel (HUTCHEON, 1991), because it allows the reader to understand the historical discourse as a partial, temporary, variable one, with possibility of being directed, as well as other discourses which are built through language and, therefore, dependent on their contexts of production and reception. Moreover, we notice that Saramago’s novel presents the anonymous workers, who had not been considered by the official historical discourse, showing their own human features, and their distresses, difficulties, dreams and wishes. At the same time, the novel denounces the hypocrisy, the manipulation and the injustices of that society. These elements, however, seem to exist in any historical period of human life. Thus, the novel’s ideas are connected to present times, and allow readers to reflect about their current moment. KEYWORDS: Contemporary Portuguese Novel; Historiographic Metafiction; Irony; Jose Saramago.

Referência(s)