Artigo Acesso aberto

O conceito "museu é o mundo" de Hélio Oiticica no projeto "Pimp my carroça" do grafiteiro Mundano

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Issue: 10 Linguagem: Português

10.35921/jangada.v0i10.80

ISSN

2317-4722

Autores

Luane Maciel Freire, Giovana Cardoso Versolatto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

RESUMO: Hélio Oiticica a partir da noção “museu é o mundo” ressalta a importância de se pensar as manifestações artísticas como pertencentes ao cotidiano e não somente a espaços específicos. Em confluência com esta perspectiva o projeto "Pimp my carroça", uma iniciativa do artista Mundano, busca valorizar o trabalho dos catadores de reciclável, ao grafitar suas carroças e através disso, transpor sua arte para a movimentação das ruas. Neste trabalho buscamos compreender como o projeto "Pimp my carroça" pode convergir com a ótica da concepção "museu é o mundo". Para tal, apresentamos o conceito de Oiticica, contextualizamos os objetivos do projeto do artista Mundano e por fim analisamos se as duas perspectivas compartilham seus intentos. Identificamos semelhanças nas duas iniciativas, Oiticica a partir de suas teorizações proporcionou, indiretamente, aporte ao projeto do grafiteiro Mundano. PALAVRAS-CHAVE: Hélio Oiticica, Mundano, museu é o mundo, Pimp my carroça. ____________________________________________ ABSTRACT : Hélio Oiticica, from the notion “museum is the world” highlights the importance of thinking artistic manifestations as belonging to the everyday life and not only specific places. In confluence with this perspective the project “Pimp my carroça”, an initiative by artist Mundano, seeks to value the work of recyclable waste pickers, by graffiting their carts and throught it, transpose his art to the streets movement. In this paper we seek to undestand how the project “Pimp my carroça” can converge in the view of the concept “museum is the world”. For such, we present Oiticica’s concept, contextualize the objectives of the artist Mundano’s project and finally analize if both perspectives share their intentions. We identified similarities in both iniciatives, Oiticica from his theorization provided, indirectly, contribution to gaffiti artist Mundano. KEYWORDS: Helio Oiticica, Mundano, Museum is the world, pimp my carroça.

Referência(s)