Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras produzidas na região Norte, de 2001 a 2012

2017; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Volume: 02; Issue: 06 Linguagem: Português

10.31892/bpab2525-426x.2017.v02.n06.p719-740

ISSN

2525-426X

Autores

Edileusa do Socorro Valente Belo, Roseli Farías Melo de Barros, Tadeu Oliver Gonçalves, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar pesquisas acadêmicas brasileiras da região Norte, com foco na história de vida de professores de Matemática. Os trabalhos selecionados fazem parte do projeto Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM). Tomamos como corpus de análise as pesquisas que se coadunam com a tendência teórica história de vida de professores, em particular, a história de vida de Professores que Ensinam Matemática (PEM), totalizando análises de sete dissertações. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, na modalidade Estado da Arte, buscando compreender características apresentadas por essas pesquisas, que as colocam no contexto da referida tendência teórica, bem como identificar suas bases teórico-metodológicas e as potencialidades para a formação docente do PEM, na região Norte. O estudo mostrou que as pesquisas que tomam como foco as histórias de vida de PEM foram produzidas em uma diversidade de contextos, nos espaços de formação continuada, sendo perpassadas, ainda, pelo trabalho efe­tivo dos professores, ou seja, no que tange à prática pedagógica docente. Foi possível perceber, também, que há um longo caminho a percorrer, no que diz respeito ao entendimento das abordagens teórico-metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas envolvendo PEM, o que requer uma reflexão acerca da necessidade de um direcionamento metodológico em tais pesquisas.

Referência(s)