Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A presença de Lutero no Brasil: o poder da fé, a imigração alemã e a educação

2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15600/2238-121x/comunicacoes.v25n2p283-305

ISSN

2238-121X

Autores

Ademir Valdir dos Santos, Élcio Cecchetti,

Tópico(s)

Religious Education and Schools

Resumo

Este estudo objetiva discutir, com base nas relações entre imigração alemã, luteranismo e instituições escolares, o processo histórico de incorporação de concepções educacionais de Lutero e sua influência na fundação de escolas no sul do Brasil, num período entre a segunda década do século XIX e as primeiras décadas do século XX. É embasado em referencial bibliográfico e por pesquisa documental que usa fontes referentes à criação de escolas. As análises são parametrizadas por textos de Lutero e estudos que tratam de nexos entre religião e escolarização. Os resultados evidenciam a importância atribuída por Lutero à escola, caracterizando-o como um reformador religioso da Educação. E indicam que a criação de escolas por comunidades com imigrantes alemães luteranos em áreas meridionais do Brasil pode ser justificada pelo seu fundamento em concepções de Lutero. As escolas foram fundadas para que as crianças e jovens pudessem acessar aos princípios da religião e enfrentar a vida em um país de hábitos culturais diferentes. Tanto no contexto do Império como no republicano, esses motivos foram reforçados pela ausência de instituições de instrução primária mantidas pelo governo. Sobretudo, as escolas comunitárias erigidas em meio às colônias representaram respostas à solicitação divina de intervir na educação humana de acordo com a fé, podendo ser vistas como fruto do luteranismo.

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