
A memória e os objetos: interpretações sobre o filme brasileiro “O palhaço”
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.15210/rmr.v10i19.13611
ISSN2177-4129
AutoresDarlan de Mamann Marchi, Olívia Silva Nery,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO filme “O Palhaço” (2011), do ator e diretor brasileiro Selton Mello, permite discutir algumas questões em torno da memória e da identidade. O palhaço circense Benjamin, protagonista do filme, e interpretado por Mello, sofre uma crise de identidade. Vivendo no espaço de um ofício tradicional sob a lona do circo, o personagem é afetado pela realidade de um mundo repleto de transformações. No documentário sobre a produção do filme, Mello fala da importância que teve um chapéu, utilizado pelo seu personagem Benjamin, para a concepção da obra. No roteiro da obra, quando vive seus dilemas, o palhaço materializa-os na metáfora de outro objeto: um ventilador. Estes objetos que compõem o universo do filme são os elementos que se utiliza, para a análise do mesmo nesse artigo. Palavras-chave: palhaço; circo; memória; objetos; identidade.
Referência(s)